Achilleas Pitoulias é o fundador da empresa de consultoria imobiliária Greco Casa e diretor de vendas de um dos maiores complexos residenciais de Bucareste – Aqua City. Achilleas é grego, mas vive na Romênia há 9 anos. Ele transformou sua paixão por se comunicar com as pessoas em um negócio que conecta os dois países em termos de imóveis, investidores e negócios em geral.
C&B: Descreva sua atividade!
Achilleas Pitoulias: Sou o diretor de vendas do complexo residencial Aqua City, um projeto imobiliário com quase 2000 apartamentos em construção em uma área de 7 hectares, muito perto do Lago Morii em Bucareste. Ao mesmo tempo, estou desenvolvendo uma empresa que facilita o acesso dos romenos às propriedades na Grécia. Este é um serviço que não existia na Romênia até agora e é muito necessário devido à legislação complexa e em constante mudança na Grécia.
C&B: Como você descreveria a evolução de sua carreira?
Achilleas Pitoulias: Minha carreira nem sempre esteve relacionada ao mercado imobiliário. Estudei no Conservatório de Salônica e no Corso, na Grécia. Há 9 anos vim para a Romênia. Como os negócios da minha família estavam no setor imobiliário, recebi um treinamento intensivo nessa área. Tive a sorte de que o mercado imobiliário fosse perfeito para mim: gosto de me comunicar com as pessoas, estar conectado à cidade e a tudo que ela oferece. Comecei como agente de vendas e depois me tornei diretor de vendas da Aqua City, um dos maiores projetos imobiliários de Bucareste. Enquanto isso, fui atraído pelo empreendedorismo e, usando minhas raízes gregas, desenvolvi a Greco Casa, uma empresa de consultoria imobiliária especializada em transações na Grécia.
C&B: Quais eram seus sonhos na infância/adolescência e quais são agora?
Achilleas Pitoulias: Quando criança, queria ser músico porque minha mãe era professora de música e todas as minhas atividades estavam relacionadas à música. Uma viagem à China mudou minha vida e desenvolveu minhas habilidades empreendedoras. Na Romênia, meu ambiente estava ligado ao mercado imobiliário, então esse setor me atraiu muito e acredito que é aqui que concentro meus esforços e talentos. Quero fazer da Greco Casa uma marca reconhecida pela seriedade e eficiência na aquisição de propriedades na Grécia.
C&B: Quais princípios de vida e atividade você aplica?
Achilleas Pitoulias: O princípio que guia minha vida e minha carreira é a generosidade. Acredito que devemos ser bons e generosos sempre que surgir a oportunidade. Acredito que cada interação humana, cada experiência, traz algo de bom para sua vida: ela te ensina algo.
C&B: As crises pandêmicas e econômicas influenciaram sua atividade?
Achilleas Pitoulias: Com certeza. O mercado imobiliário diminuiu pela metade, mas tive a oportunidade de lançar a Greco Casa, minha própria empresa. Além disso, mesmo durante a pandemia, consegui vender bastante bem apartamentos, garantindo uma renda para mim. Não se pode dizer o mesmo dos meus amigos na indústria musical, para quem esse período foi muito sombrio.
C&B: Você pode contar situações engraçadas de sua atividade?
Achilleas Pitoulias: Embora eu fale romeno bastante bem, não sou um falante nativo e às vezes minhas expressões criam situações engraçadas. Isso aconteceu até mesmo durante uma entrevista, quando eu disse: „Os últimos anos foram impactados pela crise, pela pandemia, pela diminuição dos negócios… tudo aponta para uma melhora, um crescimento”.
C&B: Você tem um cliente/parceiro ou um potencial empregador na sua frente. Com que frase você o convence?
Achilleas Pitoulias: Não há uma frase mágica. É necessário um clima para convencer. Você precisa ouvir o cliente, ver o que o interessa e formular seu discurso com base em seus interesses. Você precisa ouvir e se sincronizar com o cliente, falar a mesma língua dele.
C&B: Que conselhos você daria para quem está começando ou está indeciso?
Achilleas Pitoulias: Todo começo é difícil, mas se eles têm um sonho, devem persegui-lo com perseverança, não parar diante do menor obstáculo. É melhor tentar e errar do que não tentar de jeito nenhum.
C&B: Qual é sua opinião sobre a sociedade e sua evolução?
Achilleas Pitoulias: O extraordinário desenvolvimento da tecnologia nos últimos 20 anos permitiu o acesso a informações de todos os tipos: boas ou más. A sociedade evoluiu com base no tipo de informação e experiências a que foi exposta: boas ou más. Acredito que a Romênia precisa de mais educação cívica, mais exposição a valores reais, não aos valores falsos que são promovidos em todos os lugares hoje em dia. Caso contrário, corremos o risco de valorizar o sucesso apenas em termos de dinheiro, o que poderia afetar o desenvolvimento dos verdadeiros valores.